Prefeitura colhe sugestões pela internet para novo Plano Diretor de Beltrão

3 de outubro de 2016

Consulta popular é aberta e visa colher sugestões e avaliações sobre o planejamento da cidade e interior

Através de um link no site da Prefeitura de Francisco Beltrão moradores da cidade e interior podem avaliar serviços púbicos relacionados ao planejamento e infra-estrutura. A consulta popular também visa colher sugestões para o novo Plano Diretor do município, que está sendo revisado neste ano, e está disponível no site franciscobeltrao.pr.gov.br.

A ideia, segundo o secretário de Planejamento, Gervásio Kramer, é desenvolver uma forma eficiente de participação da população no processo de revisão do plano. “Ao invés das audiências públicas físicas em que há questão de horários para a participação e dificuldade de tomar um encaminhamento prático, optamos pelo meio eletrônico, disponível à grande maioria das pessoas, que podem avaliar serviços de forma mais objetiva e sugerir mudanças e melhorias no ordenamento urbano e rural do município”, explica Kramer.

Todo o processo é desenvolvido pelo Departamento de Informação, Pesquisa e Planejamento Municipal (DIPPM), da Equipe de Trabalho Municipal (ETM), um grupo de profissionais como engenheiros, arquitetos e advogados que são os responsáveis técnicos do novo plano.

O Plano Diretor é a compilação de leis e regras que define como se dará a expansão demográfica do município, onde será permitido cada tipo de construção e atividade, seja comercial, industrial ou residencial. Em junho, uma audiência pública apresentou o modelo de revisão e pelo menos mais duas audiências devem ocorrer até o final do ano.

Na consulta popular os moradores podem dar sugestões em diversas áreas como trânsito, zoneamento e uso do solo, mobilidade urbana e rural, ocupação e preservação de áreas e formas de reduzir o impacto das enxurradas dando mais permeabilidade ao solo.