Com agentes, prefeito Cantelmo Neto destaca atuação educativa no trânsito

22 de junho de 2015

No encontro, prefeito Neto agradeceu o trabalho de controle do trânsito desempenhado pelos agentes

Em reunião com os agentes de trânsito do município, o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto, destacou os avanços no trânsito da cidade nos últimos dois anos e reforçou o pedido de uma atuação mais educativa que punitiva. Atualmente, 34 agentes controlam as áreas do estacionamento rotativo e também trabalham na fiscalização e orientação do trânsito em vários pontos da cidade.

“O trabalho feito hoje pelos agentes é fundamental para manter a ordem no trânsito, principalmente porque a atuação se baseia no respeito às pessoas e no cumprimento das leis que regem a dinâmica da mobilidade nas cidades, uma premissa básica da humanização do trânsito”, afirmou Neto durante o encontro. O diretor do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Rudimar Czerniaski, também acompanhou a reunião.

Desde 2013, por exemplo, os motoristas autuados sem cartão na área da Faixa Azul passaram a receber novos cartões após o pagamento da multa. A medida pretende educar os condutores para o uso correto do estacionamento rotativo na área central da cidade.

Além disso, todos os agentes de trânsito estão recebendo capacitação para melhorar a forma de atuação. Em maio, 17 profissionais realizaram curso ministrado pela Escola de Trânsito do Detran/PR e em agosto uma nova turma irá participar da qualificação.