Ciclistas se reúnem com prefeitura e pedem ampliação das ciclofaixas

7 de fevereiro de 2014

Representantes do grupo Pedala Beltrão se reuniram com o prefeito em exercício, Eduardo Scirea, e conheceram o plano de expansão cicloviária e projetos de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte

Nesta sexta-feira foi a vez dos representantes do grupo Pedala Beltrão se reunirem com o prefeito em exercício, Eduardo Scirea, para debater a utilização da ciclofaixa da rua Curitiba. Na quinta, Scirea recebeu a reivindicação de empresários e vereadores que reivindicam que a ciclofaixa também sirva de estacionamento em horário comercial e disse que a Prefeitura estudará uma proposta de horário para carros e bicicletas até o final do mês.

Durante o encontro, os ciclistas reafirmaram que são favoráveis à exclusividade da ciclofaixa para ciclistas e também solicitaram a ampliação dos espaços exclusivos para o tráfego de bicicletas. “É necessário que existam espaços para quem pedala no dia a dia e imaginamos o quanto a cidade pode ser diferente se não priorizar o modal carro, dando opções seguras de locomoção por outros meios”, afirmou o professor universitário Fernando Manosso.

A Prefeitura já tem programado a expansão da malha cicloviária do município. O próximo passo é fazer com que a ciclofaixa da Curitiba siga até o Parque Alvorada e, a partir daí, tenha início um anel de tráfego por ciclofaixas que ligue os parques da cidade. Além disso, diversos paraciclos, que são uma espécie de estacionamento para bicicletas, estarão sendo instalados já neste mês em parques e na área central, visando estimular os deslocamentos através de bicicletas.

Para Scirea, a regulamentação dos horários de uso da ciclofaixa não deve fazer com que a mesma perca seu sentido. “O que temos que preservar é uma ciclofaixa que possibilite às pessoas usar a bicicleta, por exemplo, para o trabalho, por isso em alguns horários do dia a exclusividade terá que ser do ciclista”, disse o prefeito em exercício.

Ainda este ano a Prefeitura lançará o edital para concessão da exploração do transporte coletivo, e exigirá das empresas interessadas a ampliação de horários e itinerários, como uma forma de estimular o uso da lotação. A ideia também é implantar um sistema de catraca através de cartão eletrônico.