Centro agropecuário do parque abre oficialmente com 450 animais

12 de março de 2014

Simão Flores, Cantelmo Neto e Claudio Borges no setor de ovinos e caprinos, que tem 150 animais em exposição

Uma cerimônia com produtores de gado e agentes envolvidos na construção do centro agropecuário do parque de exposições participaram, nesta quarta-feira, da abertura oficial do espaço, a grande novidade da Expobel deste ano. No evento, representantes da Sociedade Rural e Rural Leite destacaram que os investimentos feitos no local colocaram Francisco Beltrão em evidência nacional.

“No leilão que realizamos domingo, inaugurando o novo recinto, além de apresentarmos um espaço novo, que rendeu muitos elogios, conseguimos vender mais de 1.700 cabeças de gado com um preço médio por quilo bem alto”, afirmou o presidente da Sociedade Rural, Alberi Agnoletto.

O novo centro agropecuário foi construído pela Prefeitura, que adquiriu uma área de terras, fez a terraplenagem e construiu dois pavilhões com mais de 2 mil m2 cada e a pista de julgamentos, além da contrapartida para a conclusão do recinto de leilões. O investimento do Município no espaço, segundo o vice-prefeito, Eduardo Scirea, passou de R$ 4 milhões.

Para o prefeito Antonio Cantelmo Neto, a abertura oficial do setor dentro da Expobel, marca também o ápice da feira, que prossegue até o próximo domingo. “A abertura destes pavilhões é um momento aguardado não só pelos produtores, mas também pela população, que tem forte tradição em ver nosso potencial na pecuária. Isso faz com que a Expobel funcione a pleno vapor”, disse o prefeito, que antes da abertura percorreu os pavilhões e visitou todos os produtores de animais da feira.

Nos pavilhões, estão expostos bovinos de leite e corte e ovinos e caprinos, totalizando 450 animais, de várias regiões do Paraná e de outros estados. Uma das novidades será o julgamento chamado didático do gado leiteiro – sem ranqueamento – com produtores beltronenses que participam do Programa de Inseminação Artificial (PIA), que ocorrerá no domingo, às 9 horas. Outros julgamentos das raças leiteiras acontecem na sexta-feira, às 18 horas (jersey) e no sábado, também às 18 horas (holandesa). O pavilhão de ovinos e caprinos tem 150 animais, somente para balcão de negócios, ou seja, sem julgamento e leilão.