Avenidas Atílio Fontana e União da Vitória terão primeiras lombadas eletrônicas da cidade

11 de dezembro de 2014

Da assessoria

Equipamento instalado próximo a entrada do bairro Júpiter entrará em funcionamento nas próximas semanas

Equipamento instalado próximo a entrada do bairro Júpiter entrará em funcionamento nas próximas semanas

Duas das principais avenidas de Francisco Beltrão serão as primeiras a receber as lombadas eletrônicas para controlar a velocidade de veículos. A instalação dos equipamentos na União da Vitória e na Atílio Fontana atende reivindicações da população e visa dar maior segurança a pedestres e condutores.

“Estamos recebendo muitas reclamações de abusos de velocidade em diversos pontos da cidade. Nestes dois locais, fizemos um estudo que constatou a necessidade de atender aos pedidos e instalar os equipamentos para dar maior segurança tanto para os pedestres quanto aos próprios condutores”, justifica o diretor do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Rudimar Czerniaski.

A primeira barreira eletrônica já foi instalada na União da Vitória, em frente a Unisep, local de grande circulação de pedestres que reclamavam do iminente risco de acidente devido a alta velocidade dos veículos. O outro equipamento vai funcionar na altura da Damazini Móveis, na Atílio Fontana, onde o excesso de velocidade motivou até um abaixo assinado dos moradores do bairro Júpiter, que têm dificuldade atravessar a avenida.

Diferentemente dos radares, as barreiras eletrônicas mostram em um painel a velocidade em que o veículo está trafegando, garantindo maior atenção dos motoristas. “Nosso objetivo não é multar os infratores, mas ter um mecanismo que force os condutores a andar dentro dos limites de velocidade que dão segurança ao tráfego de todos. Como não queremos fazer algo de maneira sorrateira e buscamos dar maior transparência possível, optamos pela instalação das barreiras, que mostram a velocidade de cada veículo”, explica Czerniaski.

Estas duas lombadas eletrônicas começam a funcionar nas próximas semanas. Depois, o Debetran irá instalar equipamentos do mesmo modelo nas ruas do binário da Curitiba e Tenente Camargo.




Pular para o conteúdo