VIGILÂNCIA FAZ ALERTA SOBRE BRONZEAMENTO ARTIFICIAL

24 de outubro de 2017

Com a chegada da estação mais quente aumenta a procura por procedimentos de bronzeamento de diversas formas. Muitas mulheres ainda se submetem as câmaras de bronzeamento artificial, pelo fato de obter resultados mais rápidos. Entretanto, o procedimento é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009 devido aos problemas com a alta emissão de raios UVA, associados ao câncer de pele.

Segundo a inspetora da Vigilância Sanitária da prefeitura de Francisco Beltrão, Thalita Schmoller, mesmo sem regulamentação, a prática ainda é frequente na região, de forma clandestina. A Vigilância tem recebido denúncias frequentes com relação ao uso da câmara. Constatada a irregularidade, os proprietários sofrem penalidades.

De acordo com a inspetora, muitas pessoas continuam procurando o procedimento estético e enquanto tiver procura o bronzeamento é mantido de forma clandestina. “É importante ter consciência dos perigos do bronzeamento artificial nestas câmaras e pedimos que quem tiver conhecimento de locais que ofereçam o  serviço denuncie”, relata Thalita. As denúncias podem ser feitas de forma anônimas através do telefone (46) 3524-02-69, ou na Ouvidoria Municipal de Saúde, na rua Palmas, no prédio da rodoviária.