Vacinação de meninos contra HPV

16 de junho de 2017

A partir deste mês de junho o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacina HPV quadrivalente para meninos e passou a disponibilizar a vacina para a população masculina de 11 a 14 anos de idade no Calendário Nacional de Vacinação. Para os adolescentes do sexo masculino que iniciarão a primeira dose da vacina HPV aos 14 anos, a segunda dose deverá ser administrada com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de até 12 meses.

Esta ampliação fortalece as ações de saúde na população masculina e possibilita a prevenção da ocorrência dos cânceres de pênis, anus, orofaringe e verrugas genitais. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação dos meninos contribui para o aumento da proteção também nas meninas, impactando nas próximas décadas o perfil epidemiológico das infecções atribuíveis ao HPV em ambos os sexos.

A ampliação da faixa etária de meninos para 11 a 14 anos de idade, conforme o ministério, reduzirá o impacto dos desfechos negativos em relação ao HPV na população masculina e feminina, bem como facilitará a operacionalização desta vacinação nos estados e municípios.

 

 




Pular para o conteúdo