“Setor de transportes precisa de qualificação”, afirmam lideranças da área em reunião na Prefeitura

14 de maio de 2014

O vice-prefeito, Eduardo Scirea, recebeu o presidente José Veronese e o conselheiro Albio Stupp

A necessidade de formação profissional de motoristas foi um dos principais pontos debatidos por representantes do Instituto Qualitrans em encontro com o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Eduardo Scirea. O presidente e o conselheiro da instituição, José Veronese e Albio Stupp, apresentaram á Prefeitura um relatório de ações dos pouco mais de dois anos de atuação da Qualitrans.

“Nosso segmento ainda precisa de muita qualificação, por isso achamos importante estarmos prestando contas das nossas atividades, que oportunizaram formação gratuita à quase mil profissionais desde 2011”, afirmou Veronese. O Instituto Qualitrans é uma entidade mantida por associações e cooperativas de transporte que oferece cursos segmentados para motoristas.

Na ocasião, também foi debatida a intenção do instituto em fomentar a criação de uma instituição pública para formação de motoristas de veículos pesados. “Toda iniciativa que visa oportunizar qualificação e atender as demandas gerando oportunidades é bem vinda; com certeza a Prefeitura poderá auxiliar neste processo”, avaliou Eduardo Scirea.

Atualmente, Francisco Beltrão é um dos municípios que tem o setor de transportes mais bem organizados do estado. São oito associações de transportes que abrigam quase 1,5 mil veículos e a única cooperativa de crédito voltada ao segmento.