Vigilância em Saúde faz apelo

23 de agosto de 2018

Não podemos mais tolerar mortes por negligência com nossos trabalhadores!

Francisco Beltrão, cidade em desenvolvimento, 10º Município em qualidade de vida, Polo educacional e empresarial, com crescimento na área industrial, ainda se depara com vidas ceifadas prematuramente por falta de prevenção. Em 2018, de janeiro a 31 de julho, tivemos 11 acidentes graves, 01 fatal por queda em altura;  01 menor, 1 material biológico e 327 leves.

Em agosto tivemos mais um óbito por queda em altura.  Os acidentes que mais ocorrem na construção civil são por quedas, eletrocussão, laceração, amputação e esmagamento de membros. Podemos constatar diante destes dados que quem sofre com o progresso é o trabalhador, que paga com a própria vida.

Essa é uma triste realidade constatada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde/Saúde do Trabalhador. Embora trabalhando diariamente inspecionando e orientando empresas e empregados, em especial nas áreas de construção civil, nos deparamos com notícias de acidentes e mortes no trabalho e nos sentimos pequenos diante dessa realidade.

De janeiro de 2017 a julho 2018 foram liberados 695 Alvarás de Construção. É impossível estar presente em todas com periodicidade. Assim, conclamamos para que todos façam sua parte, empregadores e empregados, prevenindo e cuidando da vida solidariamente.

O que percebemos:

A falta de fiscalização no ambiente de trabalho por parte das construtoras e/ou dos que contratam a mão de obra para realizar reformas, melhorias ou construções tem colaborado para o aumento de acidentes na construção civil.

A responsabilidade da empresa não termina ao entregar as EPIs. É preciso fiscalizar rotineiramente se as pessoas estão usando corretamente, se têm alguma dúvida ou se o equipamento está apropriado. É necessário que os técnicos e engenheiros de segurança contratados pelas construtoras se empenhem no exercício de suas funções para prevenir acidentes. Eles são profissionais qualificados e tem que estar no canteiro de obras, em contato com os trabalhadores.

A melhor forma de evitar acidentes é prevenir que eles aconteçam. Mas como fazer isso? Propiciando treinamento ao trabalhador, com informações sobre saúde e práticas de prevenção de acidentes, com visita aos canteiros de obras e elaboração do perfil do trabalhador da construção civil. Nos treinamentos devem ser abordadas questões de saúde, o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual- EPIs, os Equipamentos de Proteções Coletivas – EPCs entre outros.

É necessário investir nos Equipamentos de Proteções Coletivas (proteções contra quedas, adequações das instalações elétricas, proteções de maquinários entre outros).

A negligencia nos cuidados pode gerar dor de cabeça e problemas financeiros a empresa ou ao contratante. A construtora ou a pessoa que contrata a mão de obra de um trabalhador, e esse, porventura, venha se acidentar por estar trabalhando em risco, vai ser responsável ou corresponsável e deverá arcar com as consequências. E aí a pergunta? Qual é o valor da VIDA  de um trabalhador.

como evitar acidentes de trabalho na construção civil

• Dê importância as NRs (cada norma foi elaborada para um dos pontos críticos da construção. Veja mais sobre a NR 4, NR 7, NR 12, NR 18 e a NR 35
  • Veja se todos estão usando EPIs (Aimportância da segurança de trabalho na construção civil é notória. Não se preocupar realmente com o uso diário das EPIs é ir contra isso).
  • Faça o DDS- Diálogo Diário de Segurança (Conheça essa ferramentaque tem busca a prevenção de acidentes, mostrando as melhores práticas para empresas da construção).
  • Capacite toda sua mão de obra. Evite acidente na construção civil. (Invista em treinar seus colaboradores, mostrando para eles a importância da própria segurança. Infelizmente, só se vê o quanto é ruim ser invalido, quando a pessoa fica inválida).
  • Crie a CIPA
    Ter uma comissão interna de prevenção de acidentes, é ter um time focado num dos problemas críticos para sua construtora: segurança dos seus colaboradores. Regulamentada na NR 5, ela foca na prevenção de acidentes decorrentes do ambiente de trabalho.

Os Técnicos de Segurança do Trabalho Silvia Keller e Jefferson Rodrigo Schmid, do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde/Saúde do Trabalhador, estão a serviço, porém, se alguém precisar de orientação, seja empregador ou trabalhador, é só entrar em contato. (46) 3520-2131 ou 3520- 2134.

Dalva Colling – Inspetora do DVS/VISAT/SMS

Andrea Zorzo de Almeida- Diretora do DVS/SMS