Vacinação contra a gripe atinge 11 mil pessoas

4 de maio de 2018

Nesta sexta-feira (04) a secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão divulgou um balanço sobre o andamento da Campanha de Vacinação Contra a Gripe iniciada no dia 23 de abril e que terá sequência até o dia 1º de junho. A meta é vacinar 23 mil pessoas. Até o momento 11 mil pessoas de todos os grupos beneficiados receberam a imunização contra a Influenza A H1N1.

A maior procura é por parte dos idosos. Neste grupo 62% da meta já foi atingida. Dos 8.450 aptos a tomar a  vacina, 5.200 já foram imunizados. A maior preocupação é com as crianças, com apenas 31% de cobertura. Das 5.128 crianças que devem ser imunizadas, somente 1.628 tomaram a vacina até agora.

A secretária de Saúde, Aline Biezus, enfatiza que o principal problema é a falta de vacinas porque o Ministério da Saúde está fracionando o envio. Das 23 mil doses necessárias, somente 14 mil foram remetidas até o momento. Porém, segundo ela, a promessa do ministério é resolver o problema até meados da próxima semana. “O Ministério da Saúde nos garantiu que até terça-feira enviará todas as doses necessárias para atendermos todos os grupos de pessoas que tem direito a vacinação”, comenta a secretária.

Por este motivo, a secretaria decidiu concentrar a vacinação em cinco unidades de saúde. A partir desta segunda-feira, dia 7, a vacina contra a gripe estará disponível nas unidades de saúde dos bairros Alvorada, Cango, Vila Nova, Pinheirinho e Padre Ulrico. Aline relata que quando o fornecimento for normalizado a vacinação novamente será disponibilizada em todos os postos de saúde da cidade e do interior.

A secretária também pede a compreensão da população. “Queremos enfatizar que a causa do problema não é nossa e sim do Ministério da Saúde que está atrasando o envio das vacinas. Isso não está acontecendo somente aqui em Beltrão mas em todo o país”, esclarece.

Neste ano, em Francisco Beltrão, foram confirmados seis casos de Influenza, todos no mês de abril. Foram dois registros de A/H1N1, dois de Influenza A/H3 Sazonal e mais dois Influenza B. Todas as pessoas acometidas da doença foram  medicadas e já se recuperaram.

Devem ser vacinadas pessoas a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas,  povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.




Pular para o conteúdo