Upa começa a receber primeiros equipamentos; inauguração será em junho

5 de maio de 2015

Salas de enfermaria da Upa começaram ser montadas nesta semana: custo para equipar o local é de R$ 1,15 milhão

A Unidade de Pronto Atendimento de Francisco Beltrão começou a receber nesta semana os equipamentos e mobiliários que possibilitarão seu funcionamento. Ao longo de todo mês os trabalhos de preparação do local serão intensificados, com a construção de guaritas e do acesso, pavimentação do entorno e instalação de toda a estrutura de urgência e emergência.

A secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, destaca que a ideia é seguir o cronograma e entregar o local concluído e apto para o atendimento. “Desde o início do ano estamos trabalhando intensamente na parte burocrática e agora na etapa prática, de instalação de equipamentos e obras complementares”, explica a secretária.

Mais de R$ 1,1 milhão estão sendo investidos somente na aquisição de mobiliários e equipamentos para a Upa: R$ 800 mil são do Ministério da Saúde, viabilizados através do deputado federal Zeca Dirceu, e o restante é bancado pela Prefeitura.

Com abertura prevista para 12 de junho, no primeiro mês a Upa funcionará em caráter experimental e atendendo somente pacientes de Beltrão. O período, segundo a Secretaria de Saúde, é necessário para fazer ajustes na estrutura de atendimento e avaliar a eficiência do serviço, que também deverá atender casos de urgência e emergência oriundos de Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Renascença e Salgado Filho.

Estrutura melhorará atendimento emergencial

Localizada às margens da PR 180, a Upa possui estrutura com enfermarias, diversas salas de atendimento, espaço de esterilização, rouparia, refeitório e modernos equipamentos, como o raio X digital.

A Prefeitura já iniciou o chamamento dos 125 servidores entre enfermeiros, farmacêuticos, auxiliares, motoristas e técnicos, além de quatro profissionais médicos por turno, que deverão atuar no local. A Upa terá capacidade para atender até 300 pessoas diariamente e terá um custo mensal de mais de R$ 900 mil para operar.