Setembro é o mês de prevenção ao suicídio

25 de setembro de 2018

No sábado, 22, no Calçadão de Francisco Beltrão, aconteceu uma ação de sensibilização e prevenção ao suicídio. A campanha foi organizada pelo Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio (CMPS). “Neste ano aumentou o número de pessoas engajadas nas frentes que trabalham na prevenção do suicídio, até em função da criação do Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio (CMPS)”, comente Adriana Busatto, voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Outro fator que contribuiu, segundo ela,  é a divulgação do número 188, que funciona em todo Brasil, desde julho, de forma gratuita. Claudia Maio, psicóloga do CMPS, destaca ainda que, além dela, a Secretaria Municipal de Saúde contratou mais quatro novos psicólogos, tendo em vista que a fila de espera era grande, com cerca de 1.000 pessoas.

Conforme Claudia, neste ano, foram 70 tentativas notificadas em Francisco Beltrão e, nas situações de urgência, acaba-se priorizando esses atendimentos pela complexidade da situação e para evitar recaídas. Entre 2012 e 2017 foi realizado levantamento para pensar políticas e ações. Neste período, foram 71 suicídios em Francisco Beltrão. No ano passado foram 14 suicídios e neste ano, seis, sendo que destes, quatro não passaram pela rede pública.

“O objetivo é ver se essas pessoas estão passando pela rede municipal e se estão sendo atendidas. Às vezes é a falta de uma intervenção logo que uma tentativa acontece, o que pode evitar o suicídio. O positivo é que agora se presta atendimento”, diz Claudia.

Além desta ação, durante todo o mês de setembro foram realizadas atividades de palestras nas escolas, Ceju e Cine Ser (CVV), além do debate com membros do Comitê. Foi feita também a caracterização com a cor amarela em espaços públicos (unidades de saúde, órgãos públicos). Para fechar a programação, no próximo domingo, dia 30 de setembro, acontecerá a caminhada pela vida no lago Alvorada.