Saúde aprimora humanização no atendimento

24 de outubro de 2018

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão está desenvolvendo uma série de ações para humanizar o atendimento nas unidades de saúde e fortalecer os mecanismos de regulação de acesso a serviços mais complexos. Com o aval do prefeito Cleber Fontana, desde o início de 2017 estão sendo adotadas medidas para agilizar e melhorar o atendimento prestado à comunidade beltronense.

Uma das novidades é o prontuário eletrônico que foi implantado em todas unidades de saúde, interligando as informações dos usuários entre os profissionais envolvidos no atendimento, o que serve de apoio para a tomada de decisão para o melhor tratamento a ser adotado para o paciente.

Com o prontuário, independente onde o usuário for consultar, seja em uma Unidade de Básica de Saúde, Centro de Saúde da Cidade Norte ou na UPA, os profissionais de saúde têm acesso ao histórico de consultas, exames solicitados e medicamentos prescritos anteriormente, garantindo melhor tratamento e acompanhamento.

No mês de maio deste ano as 20 unidades de Saúde da Família passaram a atender através do agendamento eletrônico de consultas médicas, de enfermagem e do setor de odontologia. O procedimento é denominado do acolhimento da demanda espontânea e de agendamento. O objetivo é humanizar o atendimento de forma que os usuários não precisem madrugar para ter acesso à “ficha” de atendimento.

As equipes do Programa Saúde da Família possuem o cadastramento de todas as famílias de sua área de abrangência, conhecem a realidade dos moradores do bairro. Desta forma podem programar o atendimento priorizando os mais vulneráveis como crianças, idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, mas mantendo o devido cuidado com as demais pessoas.

Além do agendamento do dia daqueles usuários que apresentem situações agudas e que não podem esperar, as pessoas podem procurar a sua unidade de saúde de referência, onde as equipes estão disponíveis para avaliação do caso e do atendimento imediato, no mesmo dia, se for necessário ou, conforme avaliação, programar para os próximos dias.

Educação Permanente

Também foi adotado o programa de educação permanente, onde médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, agentes administrativos e outras categorias profissionais possuem um cronograma de capacitações continuamente, visando aprimorar os conhecimentos e qualificar o atendimento junto à população. O programa abrange todas as categorias de servidores da saúde.

Regulação de Consultas e Exames

Buscando diminuir o tempo de espera de consultas, exames e procedimentos especializados, especialmente para os casos mais graves, a secretaria adotou o sistema pelo qual os procedimentos deixam de ser atendidos somente pela ordem cronológica e passam a ter atendimento por grau de prioridade: alta, média ou baixa. A definição é adotada pelos médicos e regulada pela secretaria.

O Protocolo Clínico para Regulação de Consultas e Exames visa qualificar as solicitações de exames pelo profissional mais capacitado, que encaminhará ao especialista quando o clínico não consegue resolver o caso na própria unidade. Isso dá um melhor aproveitando dos investimentos em saúde, pois o objetivo é fazer mais com os mesmos recursos.




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