Reunião na capital debate SUS no São Francisco

4 de agosto de 2017

Lideranças de Francisco Beltrão e de outros municípios da região participaram nesta sexta-feira, dia 4, de uma importante reunião na sede da Secretaria Estadual da Saúde, em Curitiba. Em pauta a busca de uma solução definitiva para a continuidade do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Francisco.

“Não tivemos uma decisão final, mas fomos muito bem recebidos e o Estado será parceiro para solucionar o problema”, resume o prefeito Cleber Fontana, de Francisco Beltrão. Ele anunciou que nos próximos dias uma equipe da secretaria virá a Beltrão para participar de um debate mais amplo, com a participação dos prefeitos e secretários de saúde da região, 8ª Regional de Saúde e outros segmentos ligados ao setor.

“Vamos encontrar uma solução que seja ideal para a nossa população, para as prefeituras e também para o hospital”, enfatiza Cleber. Depois de uma ampla negociação, no dia 31 de julho, foi fechado um acordo dos municípios com a direção do São Francisco para a continuidade do atendimento por mais 90 dias. Neste período será buscada a solução definitiva. Cleber considera de fundamental importância a participação do Estado neste processo de negociação.

Além do prefeito Cleber, participaram do encontro os prefeitos Cezar Bueno, de Bom Jesus do Sul (presidente da Associação Regional de Saúde do Sudoeste), Helton Pfeifer, de Salgado Filho (presidente da Comissão de Saúde da Amsop) e Raul Isotton, de Dois Vizinhos. Os secretários municipais de Saúde, Elói Schlikmann,  de Nova Esperança do Sudoeste (presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde), Aline Biezus, de Francisco Beltrão, e Jovani Cenatti, de  Renascença. Cintia Ramos (diretora da 8ª Regional de Saúde) e Nadia Zanella (diretora do Hospital Regional do Sudoeste).

IMG-20170804-WA0022