Resultado do monitoramento do Aedes Aegypti

12 de dezembro de 2017

Nesta semana o setor de endemias da secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão divulgou o resultado do projeto “Monitoramento de Resistência do Aedes Aegypti aos Inseticidas”. No Paraná a pesquisa foi feita somente em Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Paranaguá. Em Beltrão o trabalho foi feito por meio de parceria da secretaria municipal de Saúde, 8ª Regional de Saúde e o Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora do setor de endemias no município, Tania Lise, o monitoramento mostrou um índice altíssimo da presença do aedes nos bairros Alvorada, Água Branca e Luther King. Em cada bairro foram colocadas quatro armadilhas. Em uma delas, no Alvorada, foram encontrados 103 ovos, número que gera preocupação. Os menores índices foram verificados nos bairros da Cidade Norte.

No mês de outubro foram instaladas 100 armadilhas em todos os bairros da cidade. No sétimo dia após a instalação houve a troca das palhetas e do atrativo ovitrampas. No 15º dia as armadilhas foram recolhidas e o material enviado  ao Laboratório de Entomologia da Ficruz para a obtenção do resultado, divulgado neste mês de dezembro.

“Como ficou comprovado que os focos estão principalmente nos quintais das residências, manteremos intensificadas as orientações, porque somente com a colaboração da comunidade é possível controlar o problema”, explica Tania. Salienta ainda que a única forma de combater a dengue, zika e chikungunya é o fazendo o controle do vetor (mosquito Aedes Aegypti) juntamente com a eliminação de possíveis focos. Neste ano o município registrou somente um caso de dengue.