Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Redução de larvas do Aedes

Publicado em

O setor de endemias da secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão realizou mais um Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypt (LIRA). O índice apurado foi de 1,0, considerado de médio risco. No levantamento anterior, realizado em maio, o índice tinha sido de 1,5. A situação é bem melhor que no início do ano, quando chegou a 6,5.

Para Tania Lise, coordenadora do setor de endemias, o controle da infestação mostra que vem dando resultado satisfatório o trabalho de agentes de saúde e de endemias, além dos mutirões realizados nos bairros com apoio e participação da população. Ela alerta que as larvas são localizadas principalmente em vasos com plantas e cisternas.

Também enfatiza que a redução no índice não significa uma trégua no combate ao mosquito. “Pedimos que a população dedique pelo menos dez minutos por semana para vistoriar o terreno e verificar se não existe água acumulada. E que sempre receba bem nossas equipes de agentes, visto que o objetivo é ajudar a proteger a comunidade”, comenta a coordenadora.

Os mutirões serão retomados em agosto, nos bairros Sadia, Júpiter, Jardim Floresta e Jardim Itália, todos na Cidade Norte. Nos demais bairros já foram realizados. Quando a equipe do mutirão estiver atuando os moradores devem fazer a limpeza dos lotes, retirar os materiais que possam acumular água e colocar na frente das residências. Equipes da prefeitura farão a coleta. O trabalho envolve as secretarias de Saúde, Urbanismo e Meio Ambiente.

Neste ano foram registrados dois casos de dengue em Francisco Beltrão. Um deles foi importado e o outro autóctone, no bairro São Miguel. Foi no mês de março. Os dois pacientes  se recuperaram. Em relação a zika vírus e chikungunya, não houve nenhum registro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.