Radioterapia no Ceonc

22 de maio de 2017

Nesta segunda-feira (22) aconteceu importante reunião em Curitiba onde o principal assunto foi relacionado a viabilização do serviço de radioterapia no Centro de Oncologia (CEONC) de Francisco Beltrão. O benefício é aguardado com muita expectativa pela população de Beltrão e da região. Atualmente os pacientes que necessitam deste tratamento precisam se deslocar para Cascavel ou outros centros.

Participaram do encontro o prefeito Cleber Fontana, os deputados estaduais Ademar Traiano (presidente da Assembléia Legislativa) e Wilmar Reichembach, o secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, o diretor da secretaria, Sezifredo Alves Paz, o superintendente de gestão de sistemas de saúde, Paulo Almeida, o prefeito Cezar Bueno, de Bom Jesus do Sul, da Associação Regional de Saúde do Sudoeste, o diretor administrativo do Ceonc, Paulo Ferri, e a diretora da 8ª Regional de Saúde, Cintia Ramos.

Para o prefeito Cleber Fontana o momento é de grande união de forças da prefeitura, 8ª Regional, Ceonc e os deputados Traiano e Reichembach para viabilizar o pleito. “Somente desta forma este sonho vai se tornar realidade”, comenta o prefeito. Cleber lembra que o processo é complexo e já está em tramitação há vários anos.

São necessárias várias ações, principalmente o apoio financeiro do estado para a manutenção do serviço  e o credenciamento no Ministério da Saúde. Neste caso o processo já se encontra bastante avançado. “O importante é que a mobilização está sendo retomada e vamos lutar intensamente em torno de viabilizar este serviço, pois não podemos mais continuar dependendo de deslocamento para outras regiões para realizar o tratamento”, destaca o prefeito.

Investimentos no CRE

Na mesma reunião também foi debatida a necessidade de investimentos do Estado na nova sede do Centro Regional de Especialidades (CRE), no bairro Água Branca. O órgão atende pacientes dos 27 municípios da microrregião. Levantamento aponta a necessidade de aumento de investimentos do Governo do Estado para o seu custeio, bem como a viabilização de equipamentos e mobiliários que ainda faltam.

No dia 2 de junho será realizado um evento na sede do CRE para que as lideranças da região tenham conhecimento dos serviços prestados pelo órgão e os investimentos necessários para o pleno funcionamento. Participarão prefeitos, vereadores, secretários de saúde, os deputados Traiano e Reichembach, além de dirigentes da secretaria estadual da Saúde.

IMG-20170522-WA0031