Prevenção de acidentes de trabalho

Dentro do projeto Abril Verde, a equipe de Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Francisco Beltrão realizou atividades de conscientização  e de prevenção para evitar acidentes de trabalho. Foram realizadas ações que também envolveram trabalhadores do campo, visto que na área rural tem acontecido com frequência acidentes que ocasionam ferimentos e até mortes de pessoas que trabalham nesta atividade.

Na Linha Pagnoncelli foi feita uma reunião com moradores onde foram tratados de assuntos relacionados aos riscos e meios de proteção no trabalho com maquinários, agrotóxicos, poda de árvores e trabalhos em altura. A Defesa Civil também mostrou técnicas de primeiros socorros, que podem ser decisivas na garantia da vida de pessoas em casos de acidentes, especialmente em locais mais distantes.

Os agricultores do Assentamento Missões também receberam a equipe da prefeitura onde foram abordados assuntos relacionados a acidentes no meio rural e meios de prevení-los, além de cuidados na aplicação de agrotóxicos. Na área urbana o trabalho foi de orientação de uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) junto à Marrecas Cooperativa de Recicláveis (Marcop). Todas as atividades foram acompanhadas pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e do Conselho Municipal de Saúde.