Prevenção de acidentes de idosos

29 de junho de 2018

Nesta sexta-feira, 29, aconteceu um encontro de sensibilização para prevenção de acidentes domésticos com idosos. O encontro foi no Centro de Convivência do Idoso (CCI), realizado pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde de Francisco Beltrão.

Na abertura as secretárias Aline Biezus, da Saúde, e Nádia Bonatto, da Assistência Social, falaram em nome da administração municipal. Depois a fisioterapeuta da secretaria de saúde, Cassiane Merigo Nascimento realizou palestra para orientar os idosos a respeito de exercícios de fortalecimento que podem ser feitos em casa. Na sequência foi realizado um momento de descontração com  encenação teatral sobre o tema.

O domicílio dos idosos é o principal cenário de quedas e merece atenção especial na organização estrutural. Medidas simples como a colocação de barras de apoio, principalmente nos banheiros, uma boa iluminação, o uso de pisos e tapetes antiderrapantes, são algumas condutas que auxiliam a vida dos idosos, minimizando os riscos deles sofrerem quedas.

A lei estadual que instituiu a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos, aprovada por unanimidade não ano passado, é de autoria do deputado Wilmar Reichembach. Prevê que todos os anos, no mês de junho, sejam realizados eventos com orientações de prevenção em relação a quedas e outros acidentes domésticos com os idosos, visando principalmente uma melhor qualidade de vida.