Prefeitura recebe prédio da UPA, mas ainda fará obras complementares

25 de julho de 2014

A secretária Rose Mari Guarda recebeu da equipe da Engebel as chaves da UPA 24 Horas; prédio da unidade já está pronto, agora a Prefeitura fará as obras complementares para colocar o local em funcionamento

A secretária de Saúde de Francisco Beltrão, Rose Mari Guarda, acompanhou pessoalmente nesta sexta-feira a última vistoria para a entrega da obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) construída no município. O ato finaliza a participação da empresa Engebel na construção do prédio e inicia uma nova etapa para equipar a unidade, construir o acesso e executar obras no entorno do local.

“O prédio em si já está pronto e, pelo que pudemos verificar, funcionando perfeitamente, agora iniciaremos o processo para a total conclusão e funcionamento da UPA”, explicou a secretária Rose Guarda. A medição técnica realizada pelo Departamento de Informação, Pesquisa e Planejamento Municipal (DIPPM) atesta a finalização da obra e libera os recursos para o pagamento da última parcela à empresa construtora.

A UPA funcionará como um grande centro de atendimento 24 horas. A unidade atenderá outros municípios da região, abrangendo uma população de 150 mil habitantes.

Para a construção do prédio, o Ministério da Saúde destinou R$ 2 milhões, e a Prefeitura entrou com uma contrapartida de mais R$ 650 mil, mas ainda estima investir mais R$ 500 mil nas obras complementares. Um dos desafios é o acesso, visto que a unidade está instalada às margens da PR-483, uma rodovia estadual, e, portanto, precisa de anuência do DER (Departamento de Estradas e Rodagem, além de ter ainda que pagar o terreno, que não foi quitado em 2012.

Uma emenda parlamentar de R$ 800 mil garantirá a compra do mobiliário e equipamentos para o local. A Secretaria de Saúde estima que até o final do ano o espaço seja inaugurado e inicie os atendimentos.