Prefeitura lança campanha destinada à saúde do homem

11 de agosto de 2014

Prefeito Cantelmo Neto fez o lançamento da campanha, sábado no Calçadão

Até o final do mês, as unidades de saúde de Francisco Beltrão receberão ações do Agosto Azul, a campanha voltada à saúde do homem que foi lançada no último sábado em evento no calçadão. Durante toda a manhã, homens de várias idades puderam verificar a pressão e a taxa de glicemia no sangue, além de receber orientações sobre alimentação e tabagismo em uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a 8ª Regional, Unipar e Ambulatório do Fumo.

Sergio Klososki, fumante há mais de 20 anos, aproveitou o evento para saber como abandonar o vício. “Nunca tentei parar, mas sei o quanto faz mal e agora estou motivado a largar o cigarro”, afirmou ele após receber orientação do Ambulatório do Fumo, que acompanha casos de dependentes do cigarro que tentam deixar o vício.

Até dia 29, as unidades de saúde farão o agendamento de consultas e exames para avaliar o colesterol, triglicerídeos, glicemia e tireoide, além do exame de sangue preventivo que ajuda a identificar câncer de próstata nos homens com mais de 40 anos.

Durante a abertura, a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, destacou que as UBSs estão preparadas para acompanhar os pacientes e, nos casos de resultado positivo, encaminhar o tratamento. Para o prefeito Antonio Cantelmo Neto, a campanha será importante para começar a criar no público masculino hábitos de cuidado com a saúde. “Na rede pública de saúde, apenas 30% do dos pacientes são homens, por isso acredito que devemos dedicar uma atenção especial a este público, que tem ideia de ser mais forte, mas é tão vulnerável quanto às mulheres”, afirmou.

Programação nas unidades de saúde

Dia 12 – Padre Ulrico e Novo Mundo

Dia 19 – Pinheirinho e Cristo Rei