Prefeitura confirma abertura da Upa 24 Horas para esta sexta-feira

10 de junho de 2015

Várias frentes de trabalho atuam na conclusão da Upa 24 Horas, próxima ao Detran, que começa a funcionar nesta sexta-feira

A partir desta sexta-feira, dia 12, casos de urgência e emergência passarão a ser atendidos na Unidade de Pronto Atendimento – Upa 24 Horas. A Prefeitura irá iniciar o atendimento em caráter experimental para adequação da rede de saúde no primeiro mês, antes da inauguração oficial do serviço, marcada para 10 de julho.

“Este período servirá para que possamos identificar possíveis falhas no processo de atendimento e fazer as adequações necessárias para que, em 30 dias, o serviço esteja funcionando perfeitamente”, explica a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda.

Pacientes vítimas de acidentes de trânsito e domésticos que envolvam cortes, queimaduras e fraturas, atacados por animais, com hemorragia, convulsões e casos de insuficiência respiratória, crises de pressão alta ou baixa, problemas cardíacos e febre alta serão atendidos na Upa. A unidade funciona como uma porta de entrada à rede de saúde em casos de urgência e tratará tanto de pacientes atendidos pelo Samu como de livre demanda.

Ao dar entrada na Upa, os pacientes passarão por procedimentos que identificarão o grau de prioridade para o atendimento, conforme estabelece o Protocolo de Manchester. A classificação envolve cinco graus de atendimento diferentes, ao contrário do atual sistema, que atende por ordem de chegada e não segundo a prioridade do paciente.

Unidade fica às margens do Contorno Norte

Para colocar a unidade em funcionamento, a Prefeitura precisou municipalizar o trecho da rodovia PR 180 conhecido por Contorno Norte, entre os trevos do Pinheirinho e Miniguaçu. O repasse do trecho para responsabilidade do município permitiu a construção de um acesso até a Upa, que fica localizada às margens da rodovia, no bairro Luther King, próximo a Ciretran.