Prefeito Cantelmo Neto visita unidades de saúde para conferir atendimentos

15 de setembro de 2015

Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Antonio Cantelmo Neto passou por quatro unidades de saúde da cidade para conferir o atendimento aos pacientes e a estrutura dos espaços. As visitas fazem parte de uma agenda descentralizada do governo municipal para verificar in loco o atendimento em vários setores além da Saúde.

“Esse acompanhamento feito junto aos profissionais e usuários permite apurar a eficiência dos serviços que estamos prestando à população”, afirmou o prefeito Neto. “Nos primeiros anos de governo, formatamos programas e projetos estruturantes, principalmente na rede de saúde, e agora precisamos acompanhar a implementação”, completou.

O prefeito Cantelmo Neto visitou as unidades do Luther King, Padre Ulrico, Jardim Floresta e Sadia acompanhado da secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, do assessor administrativo, Adams Brizola, e da coordenadora da Atenção Primária, Fabiane da Rocha. Nos bairros padre Ulrico e Jardim Floresta, a equipe também vistoriou as novas unidades de saúde que estão em construção.

Farmácias de PSFs têm medicamentos em dia

Durante o roteiro, o prefeito Cantelmo Neto aproveitou para verificar a situação das farmácias instaladas nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF), que, segundo denúncias, estariam sem alguns medicamentos. A distribuição dos medicamentos é feita gratuitamente em dez farmácias de PSFs, na unidade do Alvorada e nas farmácias centrais da Cango e Cidade Norte.

Apesar de o prefeito verificar que as farmácias visitadas estão com o estoque em dia, a Secretaria de Saúde reconheceu a falta de alguns medicamentos em casos pontuais, principalmente em virtude do não cumprimento do prazo de entrega pelas empresas que fornecem os remédios.

“O que pode acontecer é uma falta pontual de algum medicamento em virtude da grande procura ou pela falta de entrega do fornecedor, mas estes casos sempre são resolvidos em questão de dias com remanejamento de outras farmácias ou reposição do estoque”, explica a secretária de Saúde, Rose Guarda.

Atualmente, são disponibilizados mais de 300 tipos de medicamentos na rede municipal de saúde somente na atenção básica – que é responsabilidade do Município – além de remédios do chamado componente especializado e estratégico, que possuem controle especial.