Outubro Rosa: Unidades de saúde realizam exames à noite

2 de outubro de 2018

As unidades de saúde de Francisco Beltrão estão realizando a campanha Outubro Rosa para prevenção e detecção precoce de câncer de mama e do colo de útero. Tanto na cidade quanto no interior do município as coletas para exames e orientações estão foram intensificadas.

As mulheres que já iniciaram a vida sexual devem realizar o exame preventivo e, principalmente, as que estão na faixa etária de 25 a 64 anos, pois é nessa idade que ocorre a maior ocorrência de lesões de alto grau, mas possíveis de serem tratadas preventivamente para que não evoluam para o câncer.

No caso da cidade, a administração municipal, por meio da secretaria municipal de Saúde, está oportunizando a  realização de exames no período noturno, após às 18h00, para as mulheres que trabalham em horário comercial e não possuem disponibilidade de comparecer nas unidades de saúde durante o dia.  Foram disponibilizados exames preventivos, clínico das mamas e  mamografia para  mulheres com idade a partir 40 anos.

Os agendamentos para o atendimento à noite serão feitos até o dia 11 de outubro. Para agendar as interessadas devem comparecer  pessoalmente ou marcar por telefone nas seguintes unidades de Saúde: Pinheirinho (3527–3522), Padre Ulrico (3524-4442), Instituto da Mulher (3523-4083), Vila Nova (3524-4447), São Miguel(3524-2782) e Sadia(3527-4370). Para realizar a coleta dos exames é preciso comparecer na unidade de saúde no horário agendado e portando CPF, Identidade e cartão do SUS.

Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa é realizada anualmente tendo em vista que o câncer de colo uterino e de mama são uma das causas mais importantes de morbidade feminina no Brasil. Um dos grandes desafios dos países em desenvolvimento é a ampliação dos programas de prevenção e detecção precoce.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima em 59.700 casos novos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018-2019, com risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Também estima 16.370 casos novos de câncer de colo de útero para cada ano do biênio, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres.

O método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil é o exame citopatológico (Papanicolaou), que deve ser oferecido às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e também às que iniciaram a vida sexual.  O exame de mamografia a partir dos 40 anos é usado como  forma de rastreamento e de diagnóstico de possíveis alterações.

Toda mulher deve procurar uma unidade de saúde para fazer o exame clínico das mamas anualmente e também a mamografia, quando indicada. Portanto, as mulheres devem aderir a campanha, pois a prevenção é um importante passo para uma melhor qualidade de vida.