Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Novo serviço de emergência, Upa 24 Horas inicia atendimentos

Publicado em

Da assessoria

Primeiro atendimento de pacientes na Upa 24 Horas analisa sintomas e estabelece a prioridade do atendimento médico, conforme a gravidade do caso

Primeiro atendimento de pacientes na Upa 24 Horas analisa sintomas e estabelece a prioridade do atendimento médico, conforme a gravidade do caso

Desde a manhã desta segunda-feira (22), casos de urgência e emergência estão sendo atendidos na Unidade de Pronto Atendimento – Upa 24 Horas. A Prefeitura iniciou o atendimento em caráter experimental para adequação da rede de saúde, antes da inauguração oficial do serviço, marcada para 10 de julho.

“Este período servirá para que possamos identificar possíveis falhas no processo de atendimento e fazer as adequações necessárias para que nos próximos dias, o serviço esteja funcionando perfeitamente”, explica a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda.

Pacientes vítimas de acidentes de trânsito e domésticos que envolvam cortes, queimaduras e fraturas, atacados por animais, com hemorragia, convulsões e casos de insuficiência respiratória, crises de pressão alta ou baixa, problemas cardíacos e febre alta são atendidos na Upa e não mais no PA 24 Horas do bairro Pinheirinho. A unidade funciona como uma porta de entrada à rede de saúde em casos de urgência e tratará tanto de pacientes atendidos pelo Samu como de livre demanda.

Ao dar entrada na Upa, os pacientes passam por procedimentos que identificam o grau de prioridade para o atendimento, conforme estabelece o Protocolo de Manchester. A classificação envolve cinco graus de atendimento diferentes, ao contrário do atual sistema, que atende por ordem de chegada e não segundo a prioridade do paciente.

 

Upa funciona no Luther King

Para colocar a unidade em funcionamento, a Prefeitura precisou municipalizar o trecho da rodovia PR 180 conhecido por Contorno Norte, entre os trevos do Pinheirinho e Miniguaçu. O repasse do trecho para responsabilidade do Município permitiu a construção de um acesso até a Upa, que fica localizada às margens da rodovia, no bairro Luther King, próximo a Ciretran.

Motoristas que passam pelo local – principalmente os que acessam à Upa – devem ficar atentos à sinalização.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *