Nas unidades de saúde, Agosto Azul foca prevenção ao câncer de próstata e tireóide

14 de agosto de 2015

Da assessoria

Praticamente todas as unidades de saúde da cidade terão atendimento específico para os homens ao longo do mês. Um cronograma elaborado pela Secretaria de Saúde prevê a realização de consultas e exames nos bairros de Francisco Beltrão durante a campanha Agosto Azul, que busca criar o hábito da saúde preventiva no público masculino.

Nesta sexta-feira (14), a campanha foi realizada na unidade de saúde do Crito Rei, que atendeu cerca de 30 homens. Alceu de Liz foi um dos que procuraram o serviço pela primeira vez para realizar consultas e exames, depois do incentivo da esposa. “Esse tipo de campanha é bom para que a gente comece a se preocupar mais em procurar atendimento antes de as doenças aparecerem; é sempre melhor prevenir”, explica o morador.

Durante a campanha, são realizados exames de hemograma, colesterol, triglicerídeos e glicemia. Um dos principais focos do Agosto Azul, no entanto, é a verificação de alterações na próstata e tireóide, doenças que registram elevados casos na região. Tudo é feito a partir do exame de sangue e em 15 dias os pacientes voltam à unidade de saúde para avaliar os resultados.

Segundo a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, os pacientes com alguma alteração nos exames serão encaminhados para os serviços especializados do município, como o Ambulatório Saúde do Homem, Centro Regional de Especialidades e o Núcleo de Apoio do Saúde da Família. “É uma campanha importante para que os homens passem a criar o hábito de realizar consultas periodicamente”, resume Rose.

No interior, a campanha Agosto Azul também acontece nas unidades de saúde de Nova Concórdia e Assentamento Missões. O objetivo da Secretaria de Saúde é realizar mais de 6 mil exames até o final do mês.

 

Cronograma de atendimentos

Dia 17 (segunda) – Industrial

Dia 18 (terça) – Padre Ulrico

Dia 19 (quarta) – Alvorada e Jardim Floresta

Dia 20 (quinta) – Industrial e Vila Nova

Dia 24 (segunda) – Pinheirão e Pinheirinho

Dia 25 (terça) – Padre Ulrico, São Miguel e Cango

Dia 26 (quarta) – Nova Concórdia e Alvorada

Dia 28 (sexta) – Luther King

 




Pular para o conteúdo