Mutirão nos bairros Vila Nova e Kennedy

6 de abril de 2018

Tem sequência os mutirões de limpeza da prefeitura para combater o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Nesta segunda-feira, dia 9, e terça-feira, dia 10 de abril, a mobilização do poder público e da comunidade será os bairros Vila Nova e Presidente Kennedy, envolvendo equipes das secretarias municipais de Saúde, Urbanismo e Meio Ambiente.

Os moradores destes bairros devem coletar todo tipo de material que acumule água e depositar na frente das casas que equipes da prefeitura farão a coleta e darão o destino correto. A meta é coletar latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, lonas, sucatas e outros materiais. Não será feita a coleta de móveis, madeiras, restos de construção, galhos de árvores e eletroeletrônicos.

De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria municipal de Saúde, a comunidade precisa fazer a sua parte, ajudando a eliminar os criadouros do aedes. Os últimos dados estatísticos do Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação) realizado em Francisco Beltrão e que mede a presença de larvas do aedes aegypt, apresentou índice de 2,7.

Esse resultado apresentou significativa redução, visto que no levantamento anterior, realizado em janeiro, estava em 6,5. “A redução é resultado do trabalho de agentes de saúde, agentes de endemias, dos mutirões realizados nos bairros e do apoio da população”, avalia Tânia.

Com a redução, o município saiu da classificação de alto para médio risco. Apesar da existência de larvas, não houve registro de nenhum caso de dengue contraído dentro do município neste ano. O único caso registrado até agora é importado, de um paciente que contraiu em outra região do país.