Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Mutirão nos bairros Cango e Guanabara

Publicado em

Nesta semana mutirões de descarte serão realizados nos bairros Cango e Guanabara, envolvendo o poder público e a comunidade, no trabalho de combate aos criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação será nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22. A ação conjunta envolve as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo.

Os moradores destes bairros devem coletar todo tipo de material que acumule água e depositar na frente das casas que equipes da prefeitura farão a coleta e darão o destino correto. A meta é coletar latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, lonas, sucatas e outros materiais. Não será feita a coleta de móveis, madeiras, restos de construção, galhos de árvores e eletroeletrônicos.

De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria municipal de Saúde, a comunidade precisa fazer a sua parte, ajudando a eliminar os criadouros do aedes. Os últimos dados estatísticos do Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação) realizado em Francisco Beltrão e que mede a presença de larvas do aedes aegypt, apresentou índice de 2,7.

Esse índice apresentou uma significativa redução, visto que no levantamento anterior, realizado em janeiro, estava em 6,5. “A redução é resultado do trabalho de agentes de saúde, agentes de endemias, dos mutirões realizados em 12 bairros e do apoio da população”, avalia Tânia. Mas, segundo ela, a redução no índice não significa uma trégua no combate ao mosquito.

Com a redução de 6,5 para 2,7, o município saiu da classificação de alto para médio risco. Apesar da existência de larvas, não houve registro de nenhum caso de dengue contraído dentro do município neste ano. Em 57 casos suspeitos, 28 já foram descartados e 1 confirmado. Trata-se de um caso importado, de paciente que contraiu em outra região do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.