Municípios apresentarão proposta ao Hospital São Francisco nesta semana

6 de abril de 2015

Pontos da proposta foram aprovados por prefeitos durante assembleia da ARSS, na semana passada

A Comissão de Saúde da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) deve entregar nesta quarta-feira (8) a proposta dos municípios que utilizam os serviços do Hospital São Francisco para que a instituição continue atendendo pelo Sistema Único de Saúde. Segundo o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto, a proposta considera as condições financeiras das Prefeituras com relação aos investimentos com saúde.

“A maioria dos municípios está investindo bem mais que o índice mínimo do orçamento – de 15% – em saúde, por isso precisamos ter responsabilidade de saber até onde podemos chegar para entrar em um acordo que possibilite ao São Francisco continuar atendendo pelo Sus”, explicou Cantelmo Neto.

A proposta, que na prática irá apresentar os novos valores pagos pelas Prefeituras da região para manter o atendimento do hospital, foi votada e aprovada pelos municípios que interam a Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) durante assembleia da entidade, na semana passada.  A Comissão de Saúde da Amsop é presidida pelo prefeito de Bom Jesus do Sul, Cezar Bueno.

O São Francisco solicitou o descredenciamento do Sus ainda em janeiro, alegando que os valores pagos pela tabela referencial do sistema não estariam sendo suficientes para custear as despesas do hospital. Atualmente, os municípios da microrregião e o governo do estado aportam recursos para viabilizar o atendimento de urgência e emergência do hospital.