Ministro confirma presença na abertura da Upa e diz que corte orçamentário não afetará obras

26 de maio de 2015

Prefeito Cantelmo Neto e a secretária de Saúde, Rose Guarda, estiveram reunidos com o ministro Arthur Chioro nesta terça-feira, em Brasília

O corte no orçamento do governo federal não irá comprometer as obras que já estão em andamento, assegurou o ministro Arthur Chioro durante reunião com o prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto, e a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, nesta terça (26) em Brasília. O contingenciamento anunciado na semana passada chegará a R$ 11,7 bi somente no Ministério da Saúde.

Em Francisco Beltrão, várias das obras na área da saúde são executadas em parceria com o governo federal. “Nos tranquilizamos em saber que o corte atingirá apenas os novos projetos e não afetará os que já estão em andamento e os programas fundamentais do Ministério”, afirmou o prefeito Cantelmo Neto após o encontro.  O deputado federal Zeca Dirceu

Nos últimos dois anos, o Município implantou o Ceo (Centro de Especialidades Odontológicas), o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e o Nasf (Núcleo de Apoio Especializado do Saúde da Família), todos programas federais. Além disso, está em andamento a construção de 11 novas unidades de saúde e a reforma de outras sete, também com parte dos recursos viabilizados pela União.

Upa inicia atendimento dia 12

No encontro no Ministério da Saúde, o ministro Arthur Chioro também confirmou presença na inauguração da Upa 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento), prevista para 10 de julho. Os atendimentos, no entanto, começam no dia 12 de junho em caráter experimental por 30 dias.

O prédio foi construído pelo governo federal e agora a Prefeitura trabalha em obras complementares que passam de R$ 2 milhões para iniciar os atendimentos no local, além da aquisição de equipamentos e mobiliários e contratação de pessoal.

A Upa será uma unidade de atendimento de urgência e emergência com 25 leitos e com 125 funcionários, mais os médicos plantonistas. Na visita que fará ao município, o ministro Arthur Chioro também participará da abertura da Conferência Municipal da Saúde, marcada para o mesmo dia.