Ministro Arthur Chioro e prefeito Cantelmo Neto inauguram Upa 24 Horas nesta sexta

8 de julho de 2015

Custo total da unidade chegou a R$ 7,1 milhões; mais da metade do valor foi bancado pela Prefeitura

Autoridades de diversos municípios da região devem marcar presença na inauguração da Unidade de Pronto Atendimento – Upa 24 Horas – de Francisco Beltrão, nesta sexta-feira (10). O evento será comandado pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e oficializa o novo serviço de atendimento de urgência e emergência do Sus (Sistema Único de Saúde).

A inauguração irá marcar a abertura oficial da unidade, que desde 22 de junho, quando iniciou o processo de implantação, está atendendo a população beltronense. “É um momento importante e que consolida um serviço essencial que está sendo aprimorado através da parceria do Município com o governo federal para melhor atender nossos usuários da rede de saúde”, destaca o prefeito Cantelmo Neto.

Além de participar do ato de inauguração, que acontece às 16h30, o ministro Arthur Chioro também irá visitar a estrutura da Upa 24 Horas e deve abrir a Conferência Municipal de Saúde, à noite na Unioeste.

Construída às margens do Contorno Norte, a unidade foi estruturada sob preceitos da política federal de atendimento à saúde e seu valor total chegou a R$ 7,1 milhões entre construção, compra de equipamentos e mobiliários, aquisição do terreno – que está sub judice – e a conclusão do acesso e da área externa do local. Deste montante, o governo federal, através do Ministério da Saúde, custeou a construção da obra e parte dos equipamentos, no valor de R$ 3,1 milhões; os outros 4 milhões foram bancados pela Prefeitura de Beltrão.

Em mais de 2,3 mil m2, a unidade dispõe de salas de triagem, medicação, espera, leitos de recuperação, consultórios médicos, radiologia e modernos equipamentos para atender casos de trauma e emergências médicas.