Médicos são capacitados sobre saúde mental

19 de março de 2018

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão está capacitando 20 médicos e psicólogas sobre saúde mental. Eles atuam no programa  estratégia de saúde da família. A secretaria mantém um programa de educação permanente direcionado as mais diversas áreas, visando garantir atendimento qualificado e resolutivo na rede municipal de saúde.

A capacitação está sendo realizada em parceria com a Unioeste, através do curso de medicina. Serão quatro encontros neste mês, totalizando 16 horas.  O ministrante é psiquiatra Roberto Schirr. A meta é contribuir na prática diária destes profissionais na escuta, diagnóstico e acompanhamento.

A iniciativa foi adotada porque o município está atualizando o cadastro e estratificando riscos nas pessoas com transtornos mentais, visando apurar as reais necessidades da população e garantir o acompanhamento nas unidades de saúde.

A atenção básica, constituída pela Estratégia Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde, caracteriza-se como porta de entrada para os serviços de saúde, tanto pela proximidade com a casa do usuário quanto pelos vínculos que são estabelecidos com os profissionais.

Estas equipes são as primeiras a oferecer um suporte emocional para as pessoas com situação de sofrimento psíquico, identificando necessidades, riscos, produzindo intervenções e o devido acompanhamento.