Levantamento sobre infestação do aedes

14 de julho de 2017

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão, através do setor de endemias, concluiu o Levantamento Rápido do Índice de Infestação (LIRA) do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O resultado médio foi de 0,7%, considerado de baixo risco, e bem menor que o verificado na pesquisa anterior, feita em maio, quando foi de 2%. Em março, o índice era de 2,7% e no mês de janeiro, no primeiro levantamento do ano, estava em 3,8%. A medição é feita a cada 60 dias.

De acordo com a enfermeira Tania Lise, coordenadora de endemias da secretaria, a situação está confortável, mas as ações preventivas devem ser mantidas de forma ininterrupta. Por regiões, o índice mais alto, de 1,2, foi verificado na região composta pelos bairros Cristo Rei, São Miguel, Dante Manfrói, Novo Mundo, Aeroporto, Cango, Guanabara, Pinheirão, Pinheirinho, Cantelmo e Virgínia. Nestes locais os focos do mosquito foram encontrados em caixas d’água, bromélias, ralos e no lixo.

Neste ano foi registrado apenas um caso autóctone de dengue em Francisco Beltrão. Ao todo foram notificados 154 casos, com 146 descartados e sete aguardam o resultado oficial. Em relação a Chikungunya, são três casos notificados e todos descartados. No caso da zica vírus, foram três notificações, com duas descartadas e uma em análise de laboratório.

1221757




Pular para o conteúdo