Ambulatório do Fumo completa 9 anos

18 de setembro de 2017

Uma solenidade realizada na unidade de saúde do bairro Vila Nova comemorou os 9 anos de atuação do Ambulatório de Combate ao Fumo em Francisco Beltrão. Neste período mais de duas mil pessoas se beneficiaram da iniciativa e a maioria conseguiu deixar o vício. O trabalho tem a parceria da secretaria municipal de Saúde e da 8ª Regional de Saúde.

Participaram do ato o prefeito Cleber Fontana, a secretária de Saúde, Aline Biezus, o diretor as secretaria, Fernando Pauli, a equipe de coordenação do programa, composta pelo médico Redimir Goya, pela psicóloga Claudia Maio Antonelli e pela enfermeira Jussara Pedroso, a equipe de apoio, pessoas atendidas pelo laboratório e Michelen Cantelmo Ramos, que representou a 8ª Regional.

“Nós apoiamos e damos a estrutura, mas os méritos são da equipe que realiza este trabalho fantástico. O programa ajuda o fumante e os familiares que também sofrem”, comentou o prefeito Cleber. “Esta iniciativa melhora a qualidade e a longevidade da vida das pessoas. Para o agente público é melhor investir na prevenção do que em ações curativas”, completou.

Na solenidade a secretária Aline comentou que a meta é levar o programa para outras unidades de saúde. “O trabalho realizado no bairro Vila Nova é referência na promoção e prevenção da saúde, por isso precisa ser ampliado”, enfatizou a secretária.

O médico Redimir Goya falou em nome da equipe de coordenação e confirmou que a procura para ingresso no programa é intensa. “Não se trata apenas de parar de fumar, é a volta da autoestima, da melhoria da qualidade de vida”, destacou.  “Este é um trabalho de equipe, por isso apresenta  resultado satisfatório”, disse ele.

Um depoimento emocionado foi feito por Ivone Desconsi, que foi beneficiada pelo programa e há 9 anos deixou de fumar. Ela disse que perdeu o marido devido a doenças relacionadas ao fumo e decidiu abandonar o tabaco para ter uma vida melhor. “Me sinto outra pessoa depois que deixei de fumar e recomendo para quem precisa de ajuda que procure esta equipe, pois terá o apoio necessário para ter uma vida melhor”, disse Ivone.