Infestação do Aedes apresenta redução

15 de maio de 2018

O mais recente Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypt (LIRA), divulgado nesta semana pelo setor de endemias da secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão, apresentou índice de 1,5, considerado de médio risco. O valor é bem menor que o registrado em janeiro deste ano, que foi de 6,5, mostrando o resultado satisfatório do trabalho de agentes de saúde e de endemias, além dos mutirões realizados nos bairros com apoio e participação da população.

De acordo com Tania Lise, coordenadora de endemias, a redução no índice não significa uma trégua no combate ao mosquito. “Nossas equipes permanecem mobilizadas para que a diminuição da infestação seja uma constante”, comenta. Informa também que larvas do mosquito foram encontradas principalmente em cisternas e piscinas. Nesta semana o mutirão de descarte foi realizado nos bairros Padre Ulrico e Luther King. Na próxima terça-feira, dia 22, será nos bairros Industrial e São Cristóvão.

Os moradores devem fazer a limpeza dos lotes, retirar os materiais que possam acumular água e colocar na frente das residências. Equipes da prefeitura farão a coleta. O trabalho envolve as secretarias municipais de Saúde, Urbanismo e Meio Ambiente. Neste ano foram registrados dois casos de dengue em Francisco Beltrão. Um deles foi importado e o outro autóctone, no bairro São Miguel. Foi no mês de março. Os dois pacientes  se recuperaram. Em relação a zika vírus e chikungunya, não houve nenhum registro.