Implantação do Nasf é “semente” para criação de centro de especialidades municipal

8 de janeiro de 2015

Da assessoria

Prefeito Cantelmo Neto, Rose Guarda e Eduardo Scirea com as coordenadoras das unidades de saúde do interior e parte da equipe do Nasf, serviço de especialidades para a rede municipal de saúde

Prefeito Cantelmo Neto, Rose Guarda e Eduardo Scirea com as coordenadoras das unidades de saúde do interior e parte da equipe do Nasf, serviço de especialidades para a rede municipal de saúde

Durante a implantação do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf), na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito Antonio Cantelmo Neto destacou que o serviço poderá viabilizar um centro de especialidades que atenda exclusivamente à população de Francisco Beltrão, diferentemente do modelo atual, em que os beltronenses são encaminhados ao CRE (Centro Regional de Especialidades), que também atende outros municípios da região.

“A partir de agora, o Nasf, composto por uma equipe com seis diferentes especialistas, irá dar o suporte de atendimento aos pacientes encaminhados das unidades de saúde, o que é um grande avanço na rede municipal de saúde, porque esta pode ser a semente da criação de um centro de especialidades destinado exclusivamente a população beltronense”, comentou o prefeito durante ato no gabinete.

A equipe do Nasf inicialmente será instalada na unidade do Luther King e é composta por um fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicóloga, nutricionista, educadora física e assistente social. Todos estes profissionais estarão à disposição das unidades de saúde e do programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

Para a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tânia Mara, a implantação do serviço é um progresso que irá beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde (Sus). “Beltrão está saindo na frente e oferecendo um serviço que será muito bom para os pacientes”, afirmou.

A indicação do Ministério da Saúde é de que a cada dez programas ESF tenha um Nasf; no caso de Beltrão, o município já possui 14 programas em operação e até o ano que vem deve ter mais sete.

 

Descentralização de agendamentos concluída

O ato no gabinete também marcou a segunda etapa do processo de descentralização da central de agendamentos. Desde 2013, o espaço em que funcionava na rodoviária e recebia pacientes foi fechado e deu lugar a um sistema informatizado em que é possível agendar os procedimentos das próprias unidades de saúde, evitando o deslocamento dos usuários.

No entanto, os pacientes das unidades do interior ainda tinham de vir á cidade marcar os exames, o que não acontecerá com a expansão do sistema para as unidades de Secção Jacaré, Jacutinga, Assentamento Missões, Secção Progresso, Km 20 e Nova Concórdia.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Eduardo Scirea, a secretária de Saúde, Rose Mari Guarda, a presidente da Câmara de Vereadores, Elenir Maciel, e o vereador Alfonso Bruzamarello, além de lideranças comunitárias e da área da saúde, também prestigiaram o evento.




Pular para o conteúdo