Encontro debate a obesidade infantil

28 de novembro de 2018

Com o Espaço da Arte lotado, um importante tema foi debatido nesta quarta-feira (28) em Francisco Beltrão, a obesidade infantil. Através de palestra e debate, merendeiras da educação municipal, agentes comunitários de saúde e profissionais de outros segmentos acompanharam o trabalho que é realizado no município para coibir o problema e tiveram a dimensão da gravidade do problema em termos mundial.

A iniciativa é do Conselho Municipal  e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, com apoio da administração municipal, por meio das secretarias de Assistência Social, Agricultura, Educação e Saúde, além de vários outros órgãos e entidades. A palestrante, Maria Paula de Albuquerque, falou sobre o desafio que é a obesidade infantil, desde a prevenção até o tratamento. Graduada em medicina e com especialização em nutrologia e metabologia pediátrica, ela repassou importantes informações e respondeu a muitas perguntas dos participantes.

O crescimento emergente do excesso de peso e obesidade infantil terão impacto na saúde da população para os próximos 60 anos, com implicações imediatas na saúde física e mental das crianças e adolescentes. Também são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças. Em 2016, 41 milhões de crianças tinham excesso de peso no mundo. No Brasil, estima-se que 2,4 milhões de crianças menores de 5 anos tenham excesso de peso.

Através dos Programas Saúde na Escola e Crescer Saudável o município de Francisco Beltrão vem realizando várias ações de combate a obesidade Infantil. Poder público, conselho e vários parceiros realizam um trabalho permanente de orientação, conscientização e ações que enfocam a alimentação saudável, principalmente na merenda escolar que é consumida diariamente por milhares de crianças.

Prestigiaram a programação o vice-prefeito Antonio Pedron, a deputada estadual Luciana Rafagnin, secretárias Maria Lucia Matarezi (Agricultura), Nádia Bonatto (Assistência Social), Aline Biezus (Saúde), Rosa Vandresen (Educação) e Alaércio Corazza (Chefe de Gabinete), Silvio Araújo, assessor de gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores, Katia Celuppi, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Denise da Silveira, representante do Ministério Público, Glaucia Zonta Chaves, presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Franciele Caovillar Follador (Unioeste) e Eliane Zanrosso (SEAB).