Encerrada Campanha de Aleitamento Materno

29 de agosto de 2018

O plenário da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão ficou completamente lotado na tarde desta quarta-feira (29) para a comemoração do sucesso e o encerramento Campanha de Aleitamento Materno, com o tema “Amamentar e Proteger”, organizada pela administração municipal, por meio da secretaria municipal de Saúde. Ao todo 50 mães e seus bebês participaram.

Durante pronunciamento o prefeito Cleber Fontana agradeceu as participantes pelo gesto de amamentar e pelo incentivo para que todas as mães façam o mesmo. A secretária Aline Biezus destacou que esta campanha será mantida de forma permanente, em função da importância da amamentação para a saúde das crianças.

Desde o mês de junho a secretaria realiza ações para promover o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança e de forma complementar até os dois anos. Foram feitas capacitações com profissionais de saúde, parcerias com universidades, sensibilização da rede hospitalar e divulgação na mídia.

Também foram mobilizadas em todo município mães e bebês que se disponibilizaram a participar na divulgação da campanha, através de ensaio fotográfico, demonstrando o quanto é belo e saudável amamentar. Por meio do site da prefeitura as fotos ficaram disponíveis para votação. Foram mais de 200 mil acessos.

Na categoria aleitamento até o sexto mês de vida da criança a  vencedora foi Doralina Aparecida de Souza, com o filho Davi Luca. Tiveram 19% dos votos. Na categoria aleitamento complementar até dois anos a mais votada foi Natielle dos Santos, com a filha Maria Fernanda, obtendo 14% dos votos. Ambas ganharam um ensaiou fotográfico com álbum. Todas as demais receberam premiação de participação.

Prestigiaram a cerimônia o prefeito Cleber Fontana, a vereadora Elenir Maciel (presidente da Câmara), o vereador Ademir Wallendolf, a secretária de Saúde, Aline Jochem Biezus, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alessandro Perondi, o diretor da secretaria de Saúde, Fernando Braz Pauli, a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Cristina Da Cas, e as coordenadoras da campanha, Ana Paula Valandro e Aline Poliana Schmatz.