Criado Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão criou o Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio. O principal objetivo é gerenciar e direcionar ações de prevenção e posvenção, estabelecendo parcerias nos âmbitos público, particular e filantrópico.

Desde o final do ano de 2017 a secretaria vem desenvolvendo uma série de ações com vistas a fortalecer as políticas de saúde mental no município. A criação do comitê busca realizar um trabalho de articulação desta rede, somando esforços, potencializando ações, promovendo o diálogo e o envolvimento de outros atores, além do desenvolvimento de parcerias.

Segundo a psicóloga da secretaria de Saúde, Marina Tibes, para agilizar o atendimento dos casos de tentativa de suicídio foi implantado sistema de notificação. “Logo após o atendiment, o Sistema de Vigilância em Saúde é acionado a fim de acolher e referenciar os pacientes aos serviços especializados mais indicados para cada caso, podendo ser:  CAPS II, CAPS AD, atendimento psicológico e psiquiátrico da rede municipal”, ressalta Marina.

Com esta reestruturação da Rede Municipal foi observado que no primeiro semestre de 2018 o número de suicídios comparado com o mesmo período de 2017 reduziu em 35% no Francisco Beltrão. Visando reduzir ainda mais esses índices, a administração municipal está ampliando o quadro de psicólogos do município e mais quatro profissionais estão sendo contratados para fortalecimento da rede de atenção a saúde mental.

Na última semana aconteceu reunião do comitê com diversas instituições, caso da Policia Militar, Hospital São Francisco, Centro de Valorização da Vida (CCV), Hospital Policlínica, Hospital Regional do Sudoeste, Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, 8º Regional de Saúde, CAPS II e Associação Regional de Saúde do Sudoeste.