Construção de acesso é o principal entrave para abertura da Upa

14 de fevereiro de 2015

Grupo de trabalho com diversas secretarias foi criado pelo prefeito Cantelmo Neto e se reúne duas vezes por mês para tratar da abertura da Upa, prevista para junho

Um grupo com profissionais de diversas secretarias foi criado pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto para planejar e acompanhar as obras complementares da Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24 Horas) de Francisco Beltrão. Entre as demandas tratadas pelo grupo em reunião na tarde desta sexta-feira (13), a construção do acesso à unidade é a mais complexa.

“A unidade foi edificada sem qualquer projeto ou previsão de construção de um acesso pela PR 180, mas já encontramos uma solução e agora trabalhamos na parte burocrática para conseguir implementá-la e colocar a Upa em funcionamento até junho”, explica o prefeito Cantelmo Neto.

A Upa foi projetada em uma área com previsão de criação de um loteamento que acabou não se concretizando. Hoje, a unidade, que fica as margens da PR 180, próximo ao Detran, está pronta, mas sem acesso pela rodovia, o que torna perigosa a conversão de veículos que adentram no local.

A Prefeitura já solicitou a DER (Departamento de Estradas e Rodagem) a municipalização do trecho para que possa construir um acesso com vias marginais e semáforo no cruzamento com a rodovia. A rua também ligará ao loteamento Lago das Torres e será uma nova opção de entrada e saída do bairro Padre Ulrico.

As secretarias de Saúde, Planejamento, Urbanismo e Administração, além do DIPPM (Departamento de Informação, Pesquisa e Planejamento Municipal) e Debetran, integram o grupo de trabalho, que se reúne de maneira ordinária ao menos duas vezes por mês. A equipe também cuida da construção da rua, estacionamento, cercas entradas elétricas e hidráulicas, compra de equipamento e mobiliário e contratação de servidores para o local.