Cleber autoriza Mutirão do Pterígio

11 de setembro de 2017

Nesta segunda-feira, dia 11 de setembro, o prefeito Cleber Fontana confirmou oficialmente a realização de mais um mutirão de cirurgias, que será feito pela secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão, em parceria com a secretaria estadual de Saúde. Desta vez serão beneficiadas as pessoas acometidas do Pterígio, popularmente chamado de “carne crescida”, que consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea.

Em casos avançados, a lesão progride até recobrir o eixo visual correspondente à pupila e interfere na visão. Também pode provocar ardência, sensação de areia ou de corpo estranho nos olhos, coceira e inclusive embaçamento visual. Quando a lesão causa desconforto persistente ou interfere na visão, deve ser removida cirurgicamente.

“Conversamos com a nossa equipe da saúde e verificamos a urgência que existia em atender estas pessoas. Determinamos que o mutirão fosse realizado o mais breve possível, em mais uma ação em benefício da saúde de nossa população”, enfatiza o prefeito.

A secretária de saúde do município, Aline Biezus, informa que inicialmente o mutirão será realizado em três etapas, todas no Hospital Regional. A primeira será neste final de semana, dias 15, 16 e 17, ou seja, de sexta-feira até domingo. Outras duas etapas serão nos dias 23 e 24 de setembro e nos dias 20,21 e 22 de outubro.

De acordo com Aline, atualmente 350 pessoas aguardam para fazer a cirurgia. No mutirão serão realizados 40 procedimentos ao dia. Com isso,  neste final de semana serão realizados 120 procedimentos. As pessoas com o encaminhamento já realizado pelo ofalmologista serão contactadas pela secretaria para confirmar o agendamento da cirurgia.

Quem ainda não fez a avaliação deve procurar a secretaria o mais breve possível, pois o profissional oftalmologista fará esta avaliação durante o mutirão e, se houver a necessidade de cirurgia, o paciente já será encaminhado para o procedimento.

CLEBER