Capacitação sobre vacinas

26 de março de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão,  através do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou a última etapa da capacitação sobre “Atualização em Sala de Vacina”, para a rede municipal de saúde. Foram três turmas capacitadas, duas no ano passado e a última neste mês.

As duas primeiras turmas foram treinadas em parceria com técnicos da 8ª Regional de Saúde. Nesta etapa, as ministrantes foram as técnicas da Vigilância Epidemiológica do município Kátia Fabielly Schmidt (enfermeira da Vigilância Epidemiológica) e Vanderleia Cagol (técnica responsável pelo Programa de Imunizações Municipal).

Com o término do curso, todos os profissionais que atuam em sala de vacina, tanto nas unidades de saúde quanto em hospitais e professores do curso de graduação e técnico de enfermagem, receberam atualizações em relação aos novos protocolos e recomendações do Ministério da Saúde.

Com esta iniciativa, a secretaria municipal de Saúde pretende aumentar a cobertura vacinal, reduzir ou erradicar as doenças imunopreveníveis, identificar mecanismos pelos quais poderá ser melhorado o trabalho nas unidades de saúde e, por meio da articulação com a comunidade, ampliar os conhecimentos sobre imunização.

Vacinação Contra a Gripe

A próxima campanha abrangente de vacinação será contra a Influenza. No período de 16 de abril a 25 de maio acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O Dia D será 05 de maio, um sábado. Em Francisco Beltrão a vacina será aplicada em todas as unidades de saúde da cidade e do interior do município.

Devem receber a vacina pessoas com idade a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, gestantes, mães até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, portadores de doenças crônicas, jovens com idade entre 12 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.