Campanha de aleitamento materno

12 de junho de 2018

A administração municipal de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Saúde, está realizando a Campanha Municipal de Aleitamento Materno. Neste ano o tema é: “Amamentar e Proteger”. O objetivo é incentivar a prática de aleitamento para reduzir os índices de mortalidade infantil.

Segundo a fonoaudióloga do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Aline Schmatz, nem sempre é fácil manter a amamentação pelos períodos recomendados pelas organizações de saúde. “São indiscutíveis os benefícios do aleitamento materno para a mãe e o bebê, tanto para a saúde de ambos quanto para o desenvolvimento global da criança. Sabendo da dificuldade em manter a amamentação, queremos incentivar a prática e decidimos realizar esta campanha”, acrescenta Aline.

Até o final deste mês de junho 50 mães que amamentam e seus bebês serão escolhidas para fazer parte da campanha. No mês de julho serão fotografadas. Em agosto, que é o mês da amamentação, as fotos ficarão disponíveis no site da prefeitura para votação. As duas participantes mais votadas, uma com bebê até seis meses e outra com bebê maior de seis meses, vão receber como prêmio um ensaio fotográfico e um álbum de fotos.

Para participar as mães precisam residir em Francisco Beltrão, estarem vinculadas a uma unidade de saúde ou estratégia de saúde da família, ter feito pré-natal na rede de saúde pública, receber visitas regulares das Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) e estarem com o calendário vacinal da criança em dia. Para se inscrever ou obter informações complementares é necessário que as mamães procurem a unidade básica de saúde do bairro onde moram.