Caminhada Passos que Salvam

21 de novembro de 2017

Neste domingo, dia 26 de novembro, será realizada em Francisco Beltrão e em mais 650 cidades de 19 estados brasileiros a Caminhada Passos que Salvam, que integra a campanha de prevenção ao câncer infanto juvenil. A saída início será no Calçadão, seguindo pela rua Tenente Camargo e depois retornado ao ponto de partida.

A campanha nacional é encabeçada pelo Hospital de Câncer de Barretos (SP). Em Beltrão a iniciativa é dos acadêmicos do curso de fisioterapia da Unisep, contando com apoio da Prefeitura, Rotaracty, Colégio Glória e Rede Ítalo de Supermercados.

Desde setembro estão sendo realizadas palestras e orientações em escolas, postos de saúde e através dos meios de comunicação. A caminhada fecha a campanha deste ano. Informações complementares sobre a atividade podem ser obtidas no face, na página caminhadapassosquesalvam-franciscobeltrao.

O câncer infanto juvenil é a primeira causa de mortes por doença das crianças a partir de 1 ano de idade até o final da adolescência. Os principais sintomas da presença da doença são: vômito e dores de cabeça pela manhã; caroços no pescoço, nas axilas e virilha; ínguas que não desaparecem; dores nas pernas que atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele, com pintinhas vermelhas; aumento do tamanho da barriga e brilho branco nos olhos quando a criança é fotografada com uso de flash. Ao sinal de alguma anormalidade a criança deve ser levada a um pediatra.