Beltrão tem o menor índice de mortalidade infantil em oito anos e volta a patamar recomendado pela OMS

11 de março de 2015

Prefeito Cantelmo Neto faz a abertura de evento com profissionais da saúde para debater a redução da mortalidade infantil

No ano passado, Francisco Beltrão voltou ao patamar de mortalidade infantil recomendado pela Organização Mundial de Saúde, com índice abaixo de 10 mortes para cada mil nascidos vivos. O índice de 8,9 registrado em 2014 é o menor desde 2006, quando o município registrou mortalidade de apenas 8,8 em cada mil nascimentos.

A redução dos óbitos de crianças com até um ano de vida foi o principal tema do Encontro Municipal de Prevenção ao Óbito Materno, Infantil e Fetal, promovido pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (10).  O evento é promovido pela terceira vez e reúne profissionais de toda a rede de saúde para debater a formas de reduzir a mortalidade e melhorar os indicadores de saúde do município.

Segundo o prefeito Antonio Cantelmo Neto, a redução do índice pode ser ainda maior com o fortalecimento da rede e dos profissionais. “Temos bem claro conosco que saúde se faz com gente, por isso começamos ainda em 2013 investir em uma qualificação específica dos profissionais de saúde voltada à redução da mortalidade infantil e acredito que se fortalecermos isso e a nossa rede de atendimentos conseguiremos reduzir ainda mais a mortalidade infantil e materna”, explicou Neto.

No evento ainda participaram a 8ª Regional de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Municipal da Saúde e Câmara de Vereadores.

O Ministério Público também participou do encontro e frisou que o trabalho desenvolvido em Beltrão está entre os destaques da região. “temos um movimento para tentar reduzir a mortalidade infantil em toda a região e Beltrão nos últimos anos conseguiu isso de maneira eficiente e prática, com ações que dão resultados e salvam vidas”, afirmou o promotor da Promotoria de Saúde, dr. Fabricio Trevizan de Almeida.

Considerando os últimos três anos, a mortalidade infantil caiu 75% no município.