Beltrão pode ser contemplado com novos profissionais do Mais Médicos

18 de março de 2015

Representantes do Ministério da Saúde e UFPR foram recebidos nesta semana na Prefeitura; anúncio dos municípios contemplados pelo Mais Médicos acontece em julho

Novos profissionais médicos poderão atuar em Francisco Beltrão através de programas do governo federal, segundo anunciou a Secretaria de Saúde durante visita da coordenação estadual do programa Mais Médicos ao município, nesta semana. A Prefeitura se cadastrou junto ao Ministério da Saúde para receber mais seis profissionais pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e até 34 através do Mais Médicos.

“Temos um cronograma estipulando as datas de inscrições de profissionais brasileiros com CRM, de estrangeiros e de brasileiros com formação no exterior, em um processo com várias etapas, com recursos, validação e distribuição aos municípios que aderiram”, explicou a técnica do Ministério da Saúde que coordena o Mais Médicos no Paraná, Angela Pistelli, que nesta terça-feira (17) visitou Francisco Beltrão acompanhada do tutor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) para o programa na região Sudoeste, dr. Haroldo Ferreira.

De acordo com o cronograma, os municípios contemplados irão receber os profissionais em julho, após a finalização de todas as etapas e da capacitação. Após o início dos serviços, os médicos do programa também são acompanhados por supervisores.

Para o prefeito Antonio Cantelmo Neto, a contemplação do município com novos profissionais é importante para fortalecer a saúde básica. “Nosso governo tem um foco muito forte na atenção básica, levando atendimento na ponta e prevenindo e tratando problemas de saúde; estamos solicitando novos profissionais para que possamos melhorar estes serviços, com mais profissionais atuando em medicina comunitária, como clínicos gerais”, afirmou o prefeito.

Atualmente, Beltrão possui em atuação três profissionais pelo Mais Médicos e dois pelo Provab, um programa remunerado que ajuda na residência médica. O anúncio dos municípios contemplados pelo programa acontece em maio.