Bairro Cantelmo ganhará sua primeira unidade de saúde

22 de agosto de 2014

Solenidade que marcou a assinatura do documento aconteceu no terreno em que a unidade será construída e foi prestigiada por moradores e lideranças

O prefeito Antonio Cantelmo neto assinou nesta sexta-feira a ordem de serviço que autoriza a construção da unidade de saúde no bairro que homenageia seu pai, o ex-prefeito Antonio de Paiva Cantelmo. O ato ocorreu no terreno de mais de 600 m2 em que a UBS será edificada, na rua Theodoro Zanatta, próximo de onde recentemente também foi inaugurado o centro de educação infantil.

“O bairro Cantelmo surgiu há 27 anos como um projeto empreendedor que garantiu moradia a 400 famílias, mas que ficou carente de equipamentos públicos voltados, por exemplo, à educação e saúde. Agora, trabalhamos para reduzir este déficit”, afirmou o prefeito Cantelmo Neto em seu discurso. A secretária da Saúde, Rose Mari Guarda, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Eduardo Scirea, e lideranças comunitárias e da área da saúde também prestigiaram o ato, além dos vereadores Aires Tomazoni e Roberson Fieira.

A nova unidade de integrará o programa Estratégia Saúde da Família, do governo federal, que oferece serviços básicos como consultas, vacinas e acompanhamento médico em áreas com mais de 3.500 habitantes. A unidade terá consultório, salas de atendimento e até estacionamento e será executada pela Construtora TH, que tem seis meses para concluir a obra.

Para a moradora Maria Zuleica, a unidade de saúde irá suprir uma demanda antiga do bairro. “Vai ficar mais fácil e rápido para consultar e isso é bom porque o bairro está crescendo e essa era uma das nossas demandas que está no Orçamento Participativo”, afirma. O investimento na UBS será de R$ 531 mil, com recursos do Ministério da Saúde e Prefeitura.

Nas próximas semanas a Prefeitura assinará as ordens de serviço para a construção das unidades nos bairros São Cristóvão, Jardim Floresta, Industrial e São Francisco. Ao todo, o governo municipal pretende construir 11 novas UBSs até 2016.