Após negociações, Hospital São Francisco manterá atendimentos pelo Sus

19 de maio de 2015

Prefeito Cantelmo Neto anunciou a decisão e explicou o processo de negociação em entrevista à Radio Educadora, nesta terça

A direção do Hospital São Francisco deverá manter o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SuS) por pelo menos mais dois anos. A decisão foi tomada na tarde de segunda-feira (18), após reunião com a Comissão de Saúde da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) que selou as negociações envolvendo o Hospital, prefeituras e instituições de saúde da região.

Para o prefeito Antonio Cantelmo Neto, que participou de todas as reuniões e encontros que debateram a possibilidade de descredenciamento do HSF, o desfecho do processo assegura a manutenção dos atendimentos pelo Sus. “Sempre estivemos muito tranquilos de que a população, em momento nenhum, ficaria desassistida; após vários encontros e reuniões e com o envolvimento de diversas instituições, pudemos rediscutir a rede de atendimento regional e encontra ruma solução viável”, explicou.

Ainda em janeiro, o Hospital São Francisco havia pedido o descredenciamento do Sus, alegando que os valores pagos pelos serviços estariam defasados. Através da Comissão de saúde da Amsop e com a participação da 8ª Regional de Saúde, a Sesa, Cresems, Ministério Público Estadual e Hospital Regional, a Prefeitura de Beltrão participou da discussão que redefiniu a assistência hospitalar da região. Além disso, prefeituras e o governo do Estado irão aumentar os valores repassados ao São Francisco.