Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Ampliada vacinação contra o HPV

Publicado em

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão informa que a vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) foi ampliada e liberada para homens e mulheres entre 15 e 26 anos. A medida atende uma orientação do Ministério da Saúde porque as coberturas vacinais continuam abaixo da meta em todo o país. A ampliação da faixa etária da vacinação contra o HPV é temporária e será mantida enquanto durarem os estoques.

O esquema vacinal para essa faixa etária consiste em três doses, sendo a segunda realizada com dois meses após a primeira e a terceira no sexto mês. A vacina está disponível nas unidades de saúde. A vacinação já estava sendo feita em meninos de 11 as 14 anos e meninas na faixa etária dos 9 aos 14 anos. Também para homens e mulheres de 9 a 26 anos portadores de HIV. Outro grupo beneficiado é o de transplantados de órgãos sólidos, medula óssea ou pacientes oncológicos com idade de 9 a 26 anos.

A secretaria enfatiza que a vacina é segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer de colo de útero, a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens ela protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Também previne mais de 98% das verrugas genitais, doença de difícil tratamento. O objetivo da campanha é atingir pelo menos 80% dos grupos alvos.

VACINA HPV

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *