Saúde realiza testes de hepatites no Calçadão

30 de julho de 2018

Sábado, 28 de julho, foi o Dia Mundial de Combate as Hepatites. Para marcar a passagem da data, a secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão e o SESC realizaram uma mobilização no Calçadão com a coleta de material para testes rápidos e a sensibilização da população. O atendimento foi coordenado pelo do Serviço de Atendimento Especializado e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). O Sudoeste é uma região endêmica para Hepatite B e também registrou aumento do número de casos de Hepatite C nos últimos anos.

Segundo a coordenadora do SAE/CTA, Lia Beatriz Henke, foram atendidas mais de 300 pessoas, o que demonstra a preocupação da população beltronense com as hepatites, tendo em vista que o município faz parte de uma região endêmica. “Sabemos que um diagnóstico precoce evita as sequelas mais graves desta doença como o câncer de fígado e a cirrose hepática”, esclarece Lia.

Foram realizados 1.184 testes e destes cinco casos foram reagentes para Sífilis, três para Hepatite B e um para o HIV. Como são exames de triagem, os pacientes com alterações foram encaminhados para o SAE/CTA para realizarem exames complementares, além do acompanhamento necessário. Todas as unidades de saúde do município tem profissionais capacitados para a realização dos testes e o SAE/CTA faz o acompanhamento dos pacientes com diagnóstico de Hepatites B ou C. Nos últimos doze anos em que este trabalho é realizado foram registrados 670 pacientes com Hepatites Virais (B ou C).

 




Pular para o conteúdo